15 de outubro de 2011

Mulheres com homens mais jovens vivem menos e homens com mulheres mais jovens vi


Contradizendo o senso comum de que as mulheres com maridos mais jovens vivem mais tempo, um novo estudo do Instituto Max Planck de Pesquisas Demográficas (MPIDR), na Alemanha, demonstrou que quanto maior é a diferença de idade do marido, menor é a expectativa de vida da mulher. O resultado afirma que as mulheres que se casam com um parceiro de sete a nove anos mais jovem aumentam o risco de mortalidade em vinte por cento.
O estudo liderado por Sven Drefahl, publicado na revista científica Science Daily, afirma que independentemente de a mulher ser mais jovem ou mais velha que seu esposo, sua expectativa de vida é menor. Após estudar os dados de quase dois milhões de casais dinamarqueses, Drefahl concluiu que “a melhor escolha para uma mulher é se casar com um homem da mesma idade, um mais velho diminui sua expectativa de vida e um mais novo, mais ainda”.
Já para os homens que escolhem mulheres mais novas a sua expectativa de vida aumenta. As estatísticas mostram que o risco de mortalidade de um marido que é de sete a nove anos mais velho que sua esposa diminui em onze por cento em comparação com casais onde ambos os parceiros têm a mesma idade. Por outro lado, um homem morre mais cedo, quando ele é mais jovem que a esposa.
Essa pesquisa levanta questionamentos dos estudos antecedentes e que para Drefahl há que ter reconsiderações. As pesquisas anteriores levaram em conta a suposição de que um cônjuge seleciona o outro mais jovem por se sentir saudável, portanto tem uma expectativa de vida maior. Outra hipótese foi no caminho de que a escolha de um esposo mais jovem tem um efeito psicológico positivo e social na esposa mais velha, pensando que ele possa ser um cuidador melhor na velhice, contribuindo para melhorar a sua expectativa de vida. Com o olhar nesses estudos Drefahl afirma que "Parece que as razões para as diferenças de mortalidade devido à diferença de idade dos cônjuges permanecem obscuras.”
Para o pesquisador, as mulheres aparentemente saudáveis não vão correr atrás de homens mais jovens e as mais velhas não vão obter benefícios psicológicos e sociais de um marido mais jovem. Os benefícios psicológicos e sociais parecem funcionar para os homens e não para as mulheres. Ao contrário dos benefícios de uma mulher jovem, um marido jovem não iria ajudar a prolongar a vida de sua esposa, cuidando dela ou mesmo acompanhando-a a uma caminhada.
Apesar de muitos estudos sobre seleção de parceiros mostrarem que a maioria das mulheres prefere homens com a mesma idade, a maior parte delas acaba com um marido mais velho. Mas estamos presenciando a diminuição dessa diferença de idade, mesmo que de forma branda, o que faz com que encontremos certa lógica na referida pesquisa e no inconsciente humano.

Renner Cândido Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário